segunda-feira, 6 de março de 2017

28 - Calendário de Comemoração do Bicentenário da Revolução de 1817


6 de Março (segunda-feira)

8h – Palácio do Campo das Princesas – Hasteamento da bandeira, desfile cívico-militar, homenagem na escultura de Abelardo da Hora e chamada dos nomes dos revolucionários
8h40 – Palácio do Campo das Princesas – Inauguração da placa comemorativa
9h – Câmara de Vereadores de Recife – Sessão solene
9h – Palácio do Campo das Princesas – Discurso da Comissão do Bicentenário, entrega de medalhas e discurso do governador Paulo Câmara
15h – Academia Pernambucana de Letras – Sessão solene com a palestra de Valmireh Chacon sobre A revolução de 1817 e a Cultura Brasileira
18h – Assembleia Legislativa do Estado – Sessão solene


7 de Março (terça-feira)


10h – Congresso Nacional – Sessão solene

8 de Março  (quarta-feira)
17h – Fundação Joaquim Nabuco – Casa Forte – Mesa-redonda.
1817 – A contestação da Ordem Monárquica, com Socorro Ferraz (Os Cantos Loucos a as Fantásticas Carrancas), Flávio Cabral (A Missão Cabugá nos EUA: uma Página da Revolução Pernambucana) e José Luiz Mota Menezes (Um Campo do Erário Régio, dois Pátios e uma Revolução Republicana).

12 de Março (domingo)

16h – Museu da Cidade do Recife – Museu da Cidade do Recife, no Forte do Brum – Abertura da Exposição 1817 – Revolução Republicana, com acervo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e lançamento do ABCdário da Revolução Republicana de 1817, organizado por Betânia Correia de Araújo, e da reedição da História da Revolução de Pernambuco em 1817, escrito por Francisco Muniz Tavares.


OUTRAS INICIATIVAS


Monumento de Marianne Peretti

A criadora dos vitrais de Brasília deve ficar responsável por criar um mirante para celebrar a república de 1817. A artista já fez esboços do monumento, mas o projeto ainda está em tratativa. A obra deve ficar próxima à Praça da República e ainda não tem previsão de conclusão.


Reflexão

Também vai sair o volume Dez Visões sobre 1817, com artigos de Carlos Guilherme Mota, Gonçalo de Melo Mourão, Sílvia Costa Couceiro, José Luiz da Mota Menezes, Luiz Geraldo da Silva, Antônio Paulo Resende, Antônio Jorge Siqueira. Rodrigo Acioli Peixoto, Sílvia Carla Fonseca e Dênis Antônio Bernardes.


Marca Comemorativa

Os projetos da Comissão do Bicentenário da Revolução de 1817 vão contar com a marca criada pelo Governo do Estado.


Medalha

O Governo do Estado também criou uma medalha, que será presenteada a todos os ex-governadores e a instituições que contribuem com a memória da Revolução de 1817.


Livros

Além dos livros ABCdário da Revolução Republicana de 1817 e Revolução de Pernambuco em 1817, lançados no domingo, a editora pernambucana planeja lançar o volume Frei Caneca, os Carmelitas e a Revolução, de Frei Tito, e a obra Nós que Fizemos a Revolução, com trechos de cartas do Arquivo Público.


Quadrinhos

Também pela Cepe Editora, vai sair uma HG sobre a Revolução de 1817. O álbum, com roteiro de Paulo Santos, vai ser ilustrado por Zenival.


Roteiro
O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, junto coma grande Loja Maçônica de Pernambuco, vai instalar placas de azulejos nos locais de relevância para o movimento revolucionário.


Teatro e música

O Governo também vai produzir e encenar uma peça sobre a revolução e vai promover concertos, em parceria com a Academia Pernambucana de Letras, de repertório baseado na época.


Escolas

A Revolução de 1817 vai ser também parte do conteúdo programático das escolas públicas pernambucanas. Haverá ainda um concurso de redações.


Palestras

O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano vai organizar o Seminário Nacional sobre 1817, na Faculdade de Direito de Recife, em 24 e 25 de abril, além de restaurar e digitar documentos. 


MinC
O Ministério da Cultura vai promover uma exposição sobre a Revolução de 1817, que deve começar a circular pelo Rio de Janeiro e tem previsão de vinda a Pernambuco, ainda sem data.



Nenhum comentário:

Postar um comentário